Quilombo nas Escolas XIV

0
329

Iniciativa do Projeto Quilombo nas Escolas se apresenta em dez instituições de ensino do Distrito Federal

O Centro Cultural e Social Grito de Liberdade – Mestre Cobra realiza, de agosto a novembro deste ano, a XIV edição do espetáculo Quilombos da Liberdade – Ancestralidade, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. Uma imersão nas raízes afro-brasileiras e valorização da produção artística do DF.

O espetáculo faz parte do Projeto Quilombo nas Escolas e inicia nova programação de apresentações presenciais, abordando a temática das manifestações culturais por meio dos valores e ensinamentos das raízes afro-brasileiras da Capoeira. Durante quatro meses, serão visitadas instituições da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, dos níveis de Ensino Básico, Fundamental e Médio. A iniciativa contempla as Regiões Administrativas do Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Recanto das Emas, Ponte Alta Gama, Samambaia, Taguatinga e Ceilândia.

As aulas-espetáculos são apresentadas em seis atos, que guiam os alunos por uma empolgante viagem histórica e cultural, trazendo à tona toda a multiculturalidade brasileira carregada pela capoeira. Em cena, 15 artistas permeiam o universo da capoeira, sob o ritmo de instrumentos seguidos por cantos e agradecimentos. Durante as apresentações, os mestres e tutores trazem narrativas de cunho histórico e de experiências pessoais relativas ao poder transformador da capoeira em suas vidas.

O Centro Cultural e Social Grito de Liberdade-Mestre Cobra foi fundado em 2005 e há 18 anos realiza atividades assistenciais continuadas e ações de mobilização da comunidade, sempre se valendo da capoeira, com o intuito de promover a justiça social e a cidadania. Roberto de Oliveira França, o Mestre Cobra, se dedica ao trabalho social no Distrito Federal desde 1994. A ideia é preencher um espaço de carência esportiva, cultural, artística e de entretenimento que há em áreas de vulnerabilidade social no DF.

Programação nas escolas

AGOSTO:

* DIA 23
Escola Classe 403 Samambaia Norte – Manhã: 10h/Tarde: 14h

* DIA 25
Escola Classe 203 Recanto das Emas – Manhã: 10h/Tarde: 14h

SETEMBRO:

* DIA 12
Escola Classe 01 Riacho Fundo 2 – Manhã: 8h/Tarde: 14h

OUTUBRO:

*DIA 10
Escola Classe 02 do Riacho fundo I – Manhã :10h / Tarde: 16h

* DIA 20
Escola 801 Recanto das Emas – Manhã: 10h/Tarde: 14h

*DIA 26
Escola Classe Verde Riacho Fundo I – Manhã 10h / tarde 14h

* DIA 30
Escola Casa Grande Gama – Manhã: 10h/Tarde: 14h

NOVEMBRO:

* DIA 15
Centro Educacional 02 Taguatinga (centrão) – Manhã: 10h/Tarde: 14h

*Dia 21
Centro Educacional 16 Ceilândia – Manhã: 10h/Tarde: 14h

*Dia 23
CEF 11 Ceilândia Sul – Manhã: 9h/Tarde: 14h30

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here