Site oficial do grupo cultural Grito de Liberdade

Quilombo nas Escolas XIV

Avatar de gritodeliberdade

Iniciativa do Projeto Quilombo nas Escolas se apresenta em dez instituições de ensino do Distrito Federal

O Centro Cultural e Social Grito de Liberdade – Mestre Cobra realiza, de agosto a novembro deste ano, a XIV edição do espetáculo Quilombos da Liberdade – Ancestralidade, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. Uma imersão nas raízes afro-brasileiras e valorização da produção artística do DF.

O espetáculo faz parte do Projeto Quilombo nas Escolas e inicia nova programação de apresentações presenciais, abordando a temática das manifestações culturais por meio dos valores e ensinamentos das raízes afro-brasileiras da Capoeira. Durante quatro meses, serão visitadas instituições da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, dos níveis de Ensino Básico, Fundamental e Médio. A iniciativa contempla as Regiões Administrativas do Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Recanto das Emas, Ponte Alta Gama, Samambaia, Taguatinga e Ceilândia.

As aulas-espetáculos são apresentadas em seis atos, que guiam os alunos por uma empolgante viagem histórica e cultural, trazendo à tona toda a multiculturalidade brasileira carregada pela capoeira. Em cena, 15 artistas permeiam o universo da capoeira, sob o ritmo de instrumentos seguidos por cantos e agradecimentos. Durante as apresentações, os mestres e tutores trazem narrativas de cunho histórico e de experiências pessoais relativas ao poder transformador da capoeira em suas vidas.

O Centro Cultural e Social Grito de Liberdade-Mestre Cobra foi fundado em 2005 e há 18 anos realiza atividades assistenciais continuadas e ações de mobilização da comunidade, sempre se valendo da capoeira, com o intuito de promover a justiça social e a cidadania. Roberto de Oliveira França, o Mestre Cobra, se dedica ao trabalho social no Distrito Federal desde 1994. A ideia é preencher um espaço de carência esportiva, cultural, artística e de entretenimento que há em áreas de vulnerabilidade social no DF.

Programação nas escolas

AGOSTO:

* DIA 23
Escola Classe 403 Samambaia Norte – Manhã: 10h/Tarde: 14h

* DIA 25
Escola Classe 203 Recanto das Emas – Manhã: 10h/Tarde: 14h

SETEMBRO:

* DIA 12
Escola Classe 01 Riacho Fundo 2 – Manhã: 8h/Tarde: 14h

OUTUBRO:

*DIA 10
Escola Classe 02 do Riacho fundo I – Manhã :10h / Tarde: 16h

* DIA 20
Escola 801 Recanto das Emas – Manhã: 10h/Tarde: 14h

*DIA 26
Escola Classe Verde Riacho Fundo I – Manhã 10h / tarde 14h

* DIA 30
Escola Casa Grande Gama – Manhã: 10h/Tarde: 14h

NOVEMBRO:

* DIA 15
Centro Educacional 02 Taguatinga (centrão) – Manhã: 10h/Tarde: 14h

*Dia 21
Centro Educacional 16 Ceilândia – Manhã: 10h/Tarde: 14h

*Dia 23
CEF 11 Ceilândia Sul – Manhã: 9h/Tarde: 14h30

Tagged in :

Avatar de gritodeliberdade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mestre Cobra

O Centro Cultural e Social Grito de Liberdade-Mestre Cobra foi fundado em 2005 e desde então realiza atividades assistenciais continuadas e ações de mobilização da comunidade, sempre se valendo da capoeira, com o intuito de promover a justiça social e a cidadania.